Artur Matuck biografia

Artista multimídia, videomaker, performer e escritor

Formado em artes pela ECA/USP, com pós-graduação em artes visuais pela Universidade da Califórnia, em San Diego, onde foi bolsista da Fundação Fullbright para fazer uma pesquisa sobre o copyright na Universidade de Iowa. Matuck desenvolveu em 1991, o projeto Reflux, na Carnegie-Mellon University, em Pittsburgh, e outro sobre escritura alterada por computador, na Universidade da Flórida, em Gainesville. Foi um dos pioneiros em arte-comunicação no Brasil. Apresentou a videoinstalação Alpha Centauri Stelo Binara, na 17ª Bienal Internacional de São Paulo (1983).

IMPORTÂNCIA DE SUA OBRA

Uma parte significativa do trabalho de Matuck tem inspiração ecológica como seu vídeo Emanatio-Profanatio (1977), que trata do sacrifício de bezerros por um fazendeiro do Estado de Wisconsin, movido por razões políticas; e Brahminicide (1977), que mostra o processo tecnológico de matança de porcos na cidade de Iowa. Numa perspectiva mais politizada, Matuck fez também Maurício Prisoner (1981), reconstrução fictícia do lento processo de enlouquecimento de um militante tupamaro numa prisão uruguaia. Para a realização desse trabalho, Matuck utilizou apenas um ator, um pequeno quarto com uma escada e os objetos comuns ali encontrados. As imagens do mundo exterior vão se transfigurando lentamente em projeções interiores da fantasia alucinada do prisioneiro. Ainda em 1981, Matuck fez Ataris Vort in the Planet Megga (primeira versão; haveria ainda uma segunda, preparada para a Bienal Internacional de São Paulo, em 1983), um enredo experimental de ficção científica, no qual o autor usa fartamente os efeitos eletrônicos a que teve acesso na Universidade de San Diego. Esse vídeo daria início a uma série de experiências, que se desdobrariam durante toda a década de 80 e começo dos anos 90, envolvendo uma estranha espécie de ficção científica videográfica, com exploração de recursos eletrônicos até então inéditos.

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